Usufrua dos aplicativos grátis

Sem dúvida o mundo móvel está mudando muito rapidamente a forma de obtermos e trabalharmos com as informações. Se há 20 anos a maioria dos lares brasileiros sabia o que estava acontecendo pelo mundo somente através do jornal da noite, hoje, muitas pessoas já programam suas viagens e acompanham a previsão do tempo através de aplicações para celular.

O mercado de Apps (Application Softwares) ou Softwares de Aplicações está em ritmo frenético de expansão e ainda não há estudo que saiba até onde vai esse número.
Sendo assim, aqui vão algumas dicas de Apps de diferentes seguimentos de interesse, como Segurança,  Viagens e Produtividade.  A funcionalidade e desempenho dependem muito de cada desenvolvedor, mas pode-se dizer que o céu é o limite.

 

Segurança:

Find My iPhone (iOS): Aplicativo gratuito da Apple, onde depois de um cadastro do usuário, em caso de perda do iPhone ou iPad, é possível bloquear o aparelho perdido ou fazê-lo tocar um som, tudo remotamente através de uma senha.

Lookout Mobile Security (Android): Além dos recursos serem parecidos com o Find My iPhone para localizar o celular perdido, também possui recurso para backup e busca de ameaças como trojans e outros malwares.

BlackBerry Protect (BlackBerry): Funcionalidade parecida com os anteriores. Também permite ao usuário, quando logado no site da BlackBerry, checar em um mapa a provável localidade do aparelho.

Viagens:

Voos online (iOS, Android): Aplicativo nacional que usa os dados da Infraero para informar se o voo está no horário ou se foi cancelado. Permite busca por companhia aérea, número de voo, etc. Possui uma lista com os contatos de todos os aeroportos.

Hipmunk (iOS): Possibilita buscar passagens aéreas por preço, horário ou número de escalas. Busca junto a várias companhias aéreas.

BlackBerryTravel (BlackBerry): O aplicativo permite compilar as informações que o usuário recebe via email com os dados do seu voo, fazendo uma checagem com os dados da Infraero e caso tenha algum cancelamento ou alteração você é informado. Restaurante e serviços ao seu redor também podem ser facilmente buscados. Ideal para viajantes de negócios.

        Produtividade:

Dropbox (Adroid, iOS, BlackBerry, Windows): Pra quem não conhece, já é um dos aplicativos mais usados para sincronizar arquivos entre múltiplos computadores. A vantagem nos celulares e tablets e que dispensa o uso dos cabos USB.

Bumb (Android e iOS): Permite a transferência entre dois aparelhos, mesmo sendo um iPhone e outro Android. Para isso basta dar uma “chacoalhada” de um para outro, após isso, entre 5 e 10 segundos, uma mensagem de confirmação de transferência é enviada. Pronto. Muito prático.

 Gmote (Android): Funciona como um mouse e permite que você mova o cursor de seu computador usando a tela do seu celular (apenas aqueles que tenham a função touch). Funciona até 5 metros do computador.

Clickpic (iOS e Android): Com a câmera do seu tablet ou celular é possível filmar por alguns segundos uma foto de algum jornal ou revista em papel e o aplicativo irá direcionar para o mesmo site da matéria na internet.

As aplicações e maiores detalhes de cada uma são facilmente encontradas nas lojas das plataformas mencionadas, e na internet.

Gledson Santos é especialista e consultor em vendas e projetos de TI na Legado Consultoria & Comunicação, gerente de negócios na Telefonica|Vivo e Palestrante nas áreas de vendas e tecnologia.