O segredo do saber vender

Seja qual for a missão, visão ou os valores de cada empresa, todas têm em comum o objetivo de manter-se na frente quando o assunto é vendas. Porém, nem todas vivem essa realidade. Muito pelo contrário. No entanto, aquelas que têm por hábito em sua cultura organizacional incentivar os colaboradores a fazerem uma autoavaliação e reflexão sobre si próprios e sobre o papel que ocupam na organização, aumentam suas possibilidades de alcançar esta meta.

Se o indivíduo não sabe quais são suas habilidades para exercer tal função e o líder também não, dificilmente haverá boa produtividade e resultados positivos. A solução pode estar em ter coragem e franqueza para se fazer uma série de perguntas que o ajudarão a identificar as áreas em que você como líder e sua equipe precisam aprimorar.
Com certeza você já ouviu aquele velho e sábio pensamento: “Conhece-te a ti mesmo”. Pois o mesmo cabe perfeitamente para todos os profissionais, sejam eles da área de vendas ou não. Em nosso caso – vendas, consideramos que saber vender significa que, primeiramente, é preciso se conhecer e conhecer os demais, e só então planejar sua estrutura de vendas. Se isso não acontece, nem líder, nem equipe sabem o que, de fato, é vender.
Os riscos são altos, sabemos, pois, muitas vezes não conhecemos nem a nós mesmos que dirá o outro, mas, vale o desafio. Afinal, você não quer ficar para trás neste mercado altamente competitivo, não é mesmo?

Então, é preciso sincronizar equipe e liderança. Sua força de vendas deve ser eficiente e, você, um bom líder. Liderança e equipe ineficazes dificilmente trarão resultados, assim como uma equipe eficiente, mas, mal liderada tem vida curta, haja vista que profissionais infelizes no trabalho e/ou desmotivados mais dia menos dia buscarão novas oportunidades em outras empresas.

Portanto a única saída que você tem é garantir uma equipe produtiva e motivada, assim como manda o figurino: sendo o reflexo de uma excelente liderança! Alcançar essa integração é o ponto de partida para o sucesso.
Como chegar lá? Fica para os próximos encontros.

Por enquanto, pense nisso e observe-se!

Pauline Machado é jornalista, diretora da Legado Consultoria & Comunicação, certificada pelo SebraeRJ no curso EMPRETEC, desenvolvido pela Harvard University e Organização das Nações Unidas (ONU), MBA Liderança e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.